quinta-feira, 28 de julho de 2011

Small Tip Big Click

O Impacto da Cultura Organizacional no Crescimento da Empresa

Um dos grandes desafios que vivemos hoje, é como preparar seu negócio para atender as demandas de competitividade e de aumento de participação no mercado.

Baseado no principio que existem quatro pilares fundamentais para estabelecer o sucesso de um negócio: ESTRATÉGIA, INVESTIMENTO, TECNOLOGIA e PESSOAS, uma empresa bem orientada do ponto de vista estratégico consegue atender os três primeiros objetivos com relativa facilidade, porque a ESTRATÉGIA é oriunda do fundador ou criador do negócio, que por ter sido bem fundamentada abre possibilidades de gerar caixa (INVESTIMENTOS) ou até obter recursos, gerando assim a possibilidade de “comprar” TECNOLOGIA indispensável para o desenvolvimento de um negócio.

O quarto pilar, PESSOAS, não menos importante, é formado e desenvolvido desde o início, onde a proximidade do criador na operação garante o crescimento e o sucesso do negócio.

Em determinado momento, algumas empresas atingem seu máximo de resultados e na verdade, em certas situações este máximo ainda está longe de ser alcançado e uma das causas principais da não projeção para outro patamar são as PESSOAS, ou melhor, a falta de gestão de pessoas.

O fato é que neste caso, a empresa passa a não conseguir mais transmitir a visão e a forma de atuar (CULTURA) de seu criador para sua equipe de colaboradores, fator fundamental e garantidor de crescimento e perenidade do sucesso do negócio.

Por que? Porque sem as pessoas certas e bem orientadas este objetivo se torna cada vez mais difícil comprometendo assim o crescimento da instituição.

Também é correto afirmar que é possível “comprar“ as pessoas, porém há de se ressaltar que, se elas não estiverem engajadas e adequadas à CULTURA e aos VALORES da organização, podem bloquear o crescimento do negócio, gerando assim a perda de talentos fundamentais para o crescimento da empresa.

Hoje em dia uma grande preocupação das empresas é como reter talentos, acelerado pelas exigências da geração Y, tão comentada ultimamente.

Sem formas de disseminar a CULTURA ORGANIZACIONAL e cuidar de suas pessoas uma empresa pode sucumbir aos desafios de um mercado competitivo.

Para isso a Panelli & Fassina disponibiliza estratégias que foram vivenciadas por sua equipe de consultores que auxiliam na gestão de seu capital humano, agregando assim valor ao seu negócio.

Até o próximo – “Small Tip Big Click

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Small Tip Big Click

Como Acompanhar e Medir o Resultado de uma Campanha Publicitária
Um dos principais desafios dos profissionais de marketing está em como acompanhar e medir o resultado das diversas ações comerciais que uma empresa de varejo produz durante um determinado período.
Muitas vezes as ações comerciais são questionadas por executivos de outras áreas, principalmente da área financeira, que não consegue identificar o retorno sobre o investimento. Isto acontece porque, boa parte das empresas não possui metodologias para medir e acompanhar o desempenho destas campanhas.
Os sócios da Panelli & Fassina se depararam diversas vezes com estas questões durante suas experiências como executivos e criaram um “check list” que poderá ser útil para avaliação e acompanhamento das ações comerciais.
·         Check List de apoio e melhoria de produtividade da publicidade:
o   Certifique-se que todo o staff da empresa esteja ciente da campanha antes da mesma ir ao ar.
o   Certifique-se que todo o staff esteja ciente de seu papel durante a campanha e que obteve treinamento adequado.
o   Certifique que todo material de apoio e os produtos anunciados estejam no estoque das lojas antes da campanha ir ao ar.
o   Certifique-se que os produtos estão adequadamente expostos na área de vendas.

·         Check List de medição de resultado:
o   Prepare um pequeno focus group de no Maximo 10 clientes.
o   Prepare uma pequena pesquisa com no máximo 5 perguntas para serem feitas aos clientes antes que eles saiam da loja – “Store Intercept” – a Panelli & Fassina desenvolveu este questionário com mais de 20 perguntas e também desenvolveu técnicas de tabulação.
o   Comece a medir o tráfego dentro das lojas pelos menos 3 dias antes da campanha depois compare com os próximos 3 dias após a campanha no ar.
o   Pergunte aos clientes sobre o que eles acharam da campanha.
o   Estabeleça um banco de dados de clientes que você possa ligar e fazer uma pesquisa sobre a publicidade.
o   Crie relatórios de resultado por linha de produtos (se a publicidade resultou em vendas de outros produtos) e também sobre a eficácia da campanha e apresente estes dados em reuniões de medição de performance. A Panelli & Fassina também desenvolveu estes relatórios de apoio de mensuração.
Temos certeza que estas simples ações poderão ajudar muito as empresas a melhorarem a produtividade de suas ações publicitárias.
Até o próximo – “Small Tip Big Click