Como Acompanhar e Medir o Resultado de uma Campanha Publicitária
Um dos principais desafios dos profissionais de marketing está em como acompanhar e medir o resultado das diversas ações comerciais que uma empresa de varejo produz durante um determinado período.
Muitas vezes as ações comerciais são questionadas por executivos de outras áreas, principalmente da área financeira, que não consegue identificar o retorno sobre o investimento. Isto acontece porque, boa parte das empresas não possui metodologias para medir e acompanhar o desempenho destas campanhas.
Os sócios da Panelli & Fassina se depararam diversas vezes com estas questões durante suas experiências como executivos e criaram um “check list” que poderá ser útil para avaliação e acompanhamento das ações comerciais.
· Check List de apoio e melhoria de produtividade da publicidade:
o Certifique-se que todo o staff da empresa esteja ciente da campanha antes da mesma ir ao ar.
o Certifique-se que todo o staff esteja ciente de seu papel durante a campanha e que obteve treinamento adequado.
o Certifique que todo material de apoio e os produtos anunciados estejam no estoque das lojas antes da campanha ir ao ar.
o Certifique-se que os produtos estão adequadamente expostos na área de vendas.
· Check List de medição de resultado:
o Prepare um pequeno focus group de no Maximo 10 clientes.
o Prepare uma pequena pesquisa com no máximo 5 perguntas para serem feitas aos clientes antes que eles saiam da loja – “Store Intercept” – a Panelli & Fassina desenvolveu este questionário com mais de 20 perguntas e também desenvolveu técnicas de tabulação.
o Comece a medir o tráfego dentro das lojas pelos menos 3 dias antes da campanha depois compare com os próximos 3 dias após a campanha no ar.
o Pergunte aos clientes sobre o que eles acharam da campanha.
o Estabeleça um banco de dados de clientes que você possa ligar e fazer uma pesquisa sobre a publicidade.
o Crie relatórios de resultado por linha de produtos (se a publicidade resultou em vendas de outros produtos) e também sobre a eficácia da campanha e apresente estes dados em reuniões de medição de performance. A Panelli & Fassina também desenvolveu estes relatórios de apoio de mensuração.
Temos certeza que estas simples ações poderão ajudar muito as empresas a melhorarem a produtividade de suas ações publicitárias.
Até o próximo – “Small Tip Big Click”
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